Começa a avaliação dos ovos no II Concurso de Qualidade de Ovos da Coopeavi

A avaliação do II Concurso de Qualidade de Ovos da Coopeavi aconteceu nessa quinta-feira (18), no segundo dia da Semana Tecnológica do Agronegócio (STA). Ao todo, a produção de 24 produtores de ovos de Santa Maria de Jetibá foi avaliada por sete jurados especializados no assunto.


O resultado dos três vencedores sairá no sábado (20), entretanto o médico veterinário e integrante da comissão organizadora do concurso, Nielton Cezar Ton, adiantou que os ovos apresentaram boa qualidade e estavam dentro das expectativas.


“Era o que a gente estava esperando, os ovos estão apresentando ótima qualidade”, disse. Ele ainda explica os critérios que levaram os jurados a escolherem os melhores ovos. “Avaliamos a parte externa e interna do ovo, como a uniformidade de tamanho, defeito no formato, defeito na textura, sujidades, centralização da gema, resistência e espessura da casca, entre outros quesitos”.


Nielton explica que quando os ovos conseguem se adequar a todos esses parâmetros significa que os produtores têm um manejo e nutrição adequada com suas aves.