top of page

Nematóides na lavoura: convivência ou extermínio

Um problema que vem crescendo no Brasil e que reduz a produtividade de várias culturas é a alta incidência de nematoides. No Espírito Santo, o assunto vem ganhando atenção de pesquisadores e produtores, que se reuniram em uma das palestras da Semana Tecnológica do Agronegócio: “Nematoides na lavoura: convivência ou extermínio”, ministrada pelo professor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e especialista no assunto Marcelo Barreto da Silva.


De difícil identificação, os nematoides – que são pequenos vermes que vivem no solo e sugam as raízes das plantas - comprometem o sistema radicular e podem ocasionar perdas de 30% a 100% da plantação. Marcelo Barreto explicou que é praticamente impossível exterminá-los, mas há formas de reduzir a praga com um manejo inteligente.


Professor Marcelo Barreto fala sobre os nematoides na lavoura

“O controle químico não resolve o problema, ajuda a resolver apenas uma parte do processo. Hoje em dia uma ótima opção para os agricultores é o controle biológico, com a utilização das bactérias pasteuria, pochoria e do fungo trichoderna, organismos que se alimentam de nematoides e reduzem a reprodução”, disse Barreto.


O professor deu dicas para os cooperados afim minimizar os problemas com nematoides. Entre as orientações estavam: evitar solos arenosos, controlar a erosão, manter adubação equilibrada e plantio de crotralaria spectabilis e Mucuna preta, plantas que são má hospedeiras e não permitem a multiplicação de nematoides.


“Além disso, é importante a adição de matéria orgânica no solo, destruir as plantas doentes de forma adequada, eliminar plantas daninhas hospedeiras e principalmente fazer a rotação de culturas”, explicou o professor em sua palestra.


Aprendizado

Os agricultores Orlando Seibel e Loral Jacob plantam inhame em Laranja da Terra e afirmaram que o nematoide é um problema na plantação.


Produtores rurais de Laranja da Terra convivem com o nematoide e participaram da palestra sobre o tema


“Quando a planta está com essa doença ela não produz. Como o professor disse, a rotação de cultura ajuda, já faço a rotação de inhame, capim e quero começar com milho. Agora sobre o controle biológico, gostei de aprender mais na palestra, pois é ainda um assunto novo”, disse Orlando.


O que são os nematoides?

São pequenos vermes que vivem no solo e sugam as raízes das plantas. Eles destroem o sistema de absorção de água e nutrientes, comprometendo o desenvolvimento de culturas como a soja, tomate, milho, por exemplo. Não é possível erradicar este parasita, mas é recomendado alguns procedimentos para minimizar o problema.

#Nematoide #Palestra #agricultura #Agronegócio

NOTÍCIAS
EM DESTAQUE
Posts Recentes