Censo desatualizado: grande problema das previsões de Safra

As previsões sobre a safra do café são divulgadas anualmente e têm grande importância para o planejamento, tanto da iniciativa pública quanto privada, e influenciam diretamente as decisões estratégicas. No entanto, apesar das modernizações metodológicas dessas previsões, produtores e empresas privadas ainda questionam os números apresentados.


Com o objetivo de esclarecer como são mensurados a previsão da safra, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura do Espírito Santo, Coopeavi, Conab, IBGE, Incaper, OCB-ES, Abic, Sindicafé entre outras entidades participaram de uma mesa redonda com produtores rurais de diversas culturas – especialmente de café – para esclarecer quais são as metodologias utilizadas, mostrando com transparência os desafios encontrados pelos órgãos e o que é preciso melhorar.


Questionamento do produtor

“Ninguém foi na minha propriedade saber quanto produzi de café, como vou acreditar nas previsões?”. Essa era a pergunta da maioria que estava participando do encontro, que foi respondida pelos representantes do IBGE, Lionório Lisboa e Mauro César Guimarães.