Eficiência da adubação nitrogenada é tema na sexta-feira da STA

Para responder à questão “Por que a Adubação Nitrogenada é mais eficiente?”, o palestrante Antonio Carlos Papes, diretor da Koch Fertilizantes, é o convidado desta sexta-feira (18), às 11 horas, da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA). O evento começou ontem (16) e vai até o próximo sábado (19), no Parque de Exposições de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, numa realização da Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi).

Segundo Papes, em média, pode-se perder cerca de 40% do nitrogênio aplicado na lavoura, quando utiliza-se a ureia como fertilizante, devido à volatilização. Na palestra, o especialista vai mostrar como é possível reduzir significativamente as perdas por volatilização utilizando-se inibidor de uréase, que segura o nitrogênio no solo de forma a disponibilizá-lo para as plantas.

O gerente da consultoria técnica da Coopeavi, Avelino Neto Abreu, destaca que toda produção dos agricultores está diretamente ligada ao nitrogênio. “Numa escala de dependência das plantas por nutrientes, esse elemento químico está no topo”, diz.

A 6ª STA

A 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) é realizada no Parque de Exposições de Santa Teresa. São quatro dias de palestras com temas atuais ligados ao agronegócio e espaço para negócios e lazer para produtores rurais e suas famílias (Confira programação abaixo). A cooperativa aguarda público de aproximadamente 5.000 pessoas.