6ª STA: auditório lotado mostra adesão do público
O penúltimo dia da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) contou com a participação maciça do público nas quatro palestras ministradas no auditório do evento. Os temas desta sexta-feira focaram principalmente a cafeicultura, atividade carro-chefe de milhares de associados à Coopeavi. A STA termina hoje (19), no Parque de Exposições de Santa Teresa.
Pela manhã, o diretor do Instituto de Inovação de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Inovates), Anselmo Buss Júnior, trouxe o mundo das Indicações Geográficas para os produtores.
O público ficou por dentro de como alguns produtos e serviços notórios em certas regiões podem se proteger e se valorizar a partir do selo internacional. Buss citou o exemplo do champanhe (França) e mostrou o andamento dos processos no Espírito Santo para reconhecimento dos cafés das Montanhas, do Caparaó e do Conilon. Os projetos têm parceria da cooperativa e do Sebrae/ES.

Tecnologias
A adubação nitrogenada, a agricultura de precisão de montanha e a apresentação de modernos equipamentos para controle da irrigação e fertirrigação das lavouras foram outras temáticas do dia. Os produtores tiveram oportunidade de esclarecer suas dúvidas com profissionais renomados e levarem informações pertinentes para o seu dia-a-dia no campo.
O cooperado Antônio Schimidt, 70, aprovou as discussões. “Saí bastante informado e conheci muitas pessoas. É sempre muito bom participar”, disse.