Itarana vence as três categorias do concurso ‘Single Origin’

Cafeicultores do município conquistaram os primeiros lugares do prêmio promovido pela Coopeavi

Itarana, na região central do Espírito Santo, entra para o rol dos melhores cafés especiais do Estado. O município é a origem dos produtores vencedores das três categorias do Concurso de Qualidade de Café “Single Origin”, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). O anúncio dos campeões foi feito na tarde deste sábado (19), no encerramento da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), no Parque de Exposições de Santa Teresa.

Com notas superiores a 85 pontos, os primeiros colocados são: Sidney Grunewald (Categoria Arábica), sua esposa, Alessandra Sassemburg (Feminino) e Giovanio Cesar Sering (Categoria Conilon). Cada produtor teve a saca de café arábica comprada pela cooperativa a R$ 1.800,00 e café conilon por R$1.000,00. Além disso, terão suas histórias contadas no rótulo da série especial de cafés torrados e moídos “Pronova”, lançada durante a STA.

Sering já venceu outro prêmio da cooperativa e se diz muito feliz com o resultado. “É uma alegria grande. A primeira vez é fácil de ganhar, agora manter a qualidade do seu café com um trabalho bem feito não é tão fácil. Para adquirir qualidade, você tem que abraçar a roça, tratá-la como sua família durante o dia.”

A campeã da primeira edição do concurso feminino, Alessandra Sassemburg, comprovou a importância da mulher na produção de cafés de qualidade. “É um trabalho árduo que a gente vem fazendo no dia a dia juntamente com a família, com muito carinho, amor e cuidado, porque, afinal, estamos produzindo um alimento”, declarou.

Logo após o anúncio, a família foi surpreendida com a vitória do marido da cafeicultora, Sidney Grunewald, na categoria Arábica. “O segredo é dedicação e amor. A vitória é uma motivação para outros produtores, que veem valor agregado e potencial na nossa região”.

Oportunidade

O objetivo do concurso é incentivar o produtor a focar em qualidade. “É um mercado que está despontando cada vez mais e a cooperativa, por sua vez, incentiva esse tipo de produção para agregação de valor na cafeicultura”, destaca o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso.

A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) Karla Fernanda Cardoso destaca a seriedade do trabalho da Coopeavi na criação da marca. “A Pronova é a oportunidade de o pequeno produtor aparecer. Esse é o foco dos cafés especiais, que têm histórias por trás, e a cooperativa está trazendo a imagem do produtor para o consumidor final. Com a marca forte, podemos viabilizar o acesso dos pequenos produtores a grandes redes varejistas”

Confira a classificação geral do Concurso Single Origin!

PREMIAÇÃO ARÁBICA MASCULINO

1º- Sidney Grunewald (Itarana/Barra Encoberta)

2º- Jose Delpupo (Afonso Cláudio/ Vila Pontões)

3º- Silvanius Kutz (Itarana/Barra Encoberta)

PREMIAÇÃO ARÁBICA FEMININO

1ª- Alessandra Sassemburg Grunewaldt (Itarana/Barra Encoberta)

2ª- Geisilane Timm (Itarana/Alto Jatibocas)

3ª- Viviane Kinaak Antunes Delpupo (Afonso Cláudio/Pontões)

PREMIAÇÃO CONILON

1º- Giovanio Cesar Sering (Itarana/Alto Santa Joana)

2º- Jose Braz Ortelan (Santa Teresa/Alto Caldeirão)

3º- Mariceia Aparecida Bleidorn Pancini (Cachoeiro De Itapemirim/São Vicente)

#STA2017

NOTÍCIAS
EM DESTAQUE
Posts Recentes
TODAS
AS NOTÍCIAS
Arquivo